Preocupas-te com o bem-estar do nosso planeta? Então este artigo é para ti, e é sobre um tema que está a deixar a ‘mãe-Terra’ com um sorriso de orelha a orelha – a contraceção verde. Sim, até ‘naquela altura do mês’ podemos ter preocupações ambientais e, felizmente, agora temos opções que não só ajudam a controlar o ciclo, mas também a preservar o nosso precioso ambiente.
Vamos começar do princípio. Com a crescente consciência ambiental, começámos a olhar para tudo – desde sacos reutilizáveis até produtos de limpeza ecofriendly. Mas, e as nossas hormonas sexuais? Pois é, descobrimos que os estrogénios sintéticos presentes nas pílulas anticoncecionais tradicionais têm andado a causar um ‘rebuliço’ na natureza… As concentrações dessas pequenas moléculas nas nossas excreções estão a deixar os rios e solos em apuros. E não é só um problema nosso, é um problema para toda a vida animal que partilha este planeta connosco.
Nada que não tenha solução… A nova era da contraceção oral, que utiliza estrogénios naturais, com hormonas semelhantes às que o nosso organismo produz, está a provocar um burburinho, pois além de um controlo eficaz do ciclo, com uma hemorragia menstrual normal, a chamada ‘contraceção verde’ tem uma elevada eficácia contracetiva – tudo com um menor impacto no ambiente.
E não é só na pílula que podemos ser verdes durante o período menstrual. Caso não saibam, já existem também pensos higiénicos e tampões amigos do planeta. Estes não só são livres de ingredientes tóxicos e corantes, mas também não usam fibras sintéticas. Mais do que amigos do ambiente, são amigos da saúde íntima feminina. Se preferires uma opção mais ecológica, o copo menstrual é o teu melhor amigo nesta ‘onda verde’. Com uma duração máxima de dez anos, não só poupa o ambiente, mas também não interfere com o pH vaginal. Podes também adotar o uso de cuecas menstruais: são absorventes, impermeáveis, laváveis e confortáveis. E começam a ganhar protagonismo no universo feminino, seja pela questão utilitária, seja pela vertente ecológica de evitar o uso de produtos descartáveis.
Então, do que estás à espera? Fala com o teu médico ou farmacêutico e começa a abraçar esta nova onda de consciencialização ecológica. Com a contraceção verde e produtos menstruais amigos do planeta, podemos fazer a diferença!