Cada vez mais nos deparamos com as consequências nefastas que as nossas ações têm provocado no meio ambiente nos últimos anos. Felizmente, estamos a despertar para este problema e a tomar decisões conscientes. A nossa saúde depende do meio ambiente, e com ele devemos viver em equilíbrio – este é o mote com o qual vivemos, nós, os jovens deste planeta.
Todas as nossas escolhas e hábitos diários trazem consequências que podem ser catastróficas para o planeta. Com certeza já ouviram falar do “efeito borboleta”, conceito que nasceu a partir da Teoria do caos pelo meteorologista e matemático Edward Lorenz: uma borboleta que bate as asas aqui, gera um tornado a milhares de quilómetros de distância. O mesmo se passa com as nossas ações diárias: “É só este copo de plástico”, o problema está que estes plásticos, e microplásticos, mesmo não sendo visíveis, perduram no meio ambiente, sendo muitas vezes ingeridos por nós através da alimentação.
A escolha da Contraceção Verde é um primeiro e importante passo para tomar uma decisão que vai ao encontro da proteção ambiental. No nosso dia a dia, e tal como o efeito borboleta, pequenos gestos podem fazer a diferença no futuro do nosso bem-estar e saúde do planeta.
Sugerimos algumas mudanças que podes fazer, e estarás também a contribuir para um futuro mais sustentável:
Já ouviste falar do upcycling e recycling? São dois conceitos que, apesar de diferentes, permitem uma reutilização das nossas roupas. Sabes aquela camisola que preferias que não tivesse mangas, ou fosse mais curta? Não a deixes no armário ou deites para o lixo, podes transformá-la e fazer com que fique ao teu gosto, este é o conceito de recycling.
E o upcycling? Pois é, aquela saia com um padrão lindo, mas que já não te fica bem, existem inúmeras possibilidades, que não o lixo, uma nova camisola ou até… uma almofada. Lembra-te: não há limites para a criatividade, mas o planeta tem o seu limite.
E, já agora, outra novidade, os sapatos também podem ser transformados. Existem, atualmente, algumas marcas em Portugal, divulgadas pela Cidade do Zero, que transformam aqueles sapatos já gastos pelo uso.
Turning plastic is fantastic, mote de uma marca portuguesa que recicla todas as embalagens de plástico, transformando-as em verdadeiras obras de arte.
Não nos vamos esquecer das principais ações que têm grande impacto na poluição ambiental, como o desperdício de comida, os detergentes (já existem inúmeras marcas que oferecem soluções “amigas” do ambiente) e a deposição inadequada dos medicamentos fora de uso e prazo. Estes últimos deverão ser colocados nos contentores da Valormed, disponíveis nas farmácias aderentes.
E, por último, as famosas cuecas menstruais que permitem reduzir bastante o consumo de pensos higiénicos descartáveis e, ao contrário do que possam pensar, são muito confortáveis e eficientes na sua função.
Todos temos um papel na proteção do meio ambiente e está nas nossas mãos o futuro que queremos ter.
Vamos dar ouvidos ao que o nosso planeta tem para nos dizer!